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Cinema e literatura: Oliveira, Régio e a presença
Mariana Veiga Copertino
(Doutora em Estudos Literários pela UNESP, Professora de Literatura e Língua Portuguesa)

Cinema e literatura: Oliveira, Régio e a presença

 

R$ 45,20  (+ frete)

 

Sinopse:

Os diálogos entre cinema e literatura têm sido motivo de inúmeras reflexões ao longo das últimas décadas. Ao pensar a confluência entre estas duas linguagens, é inevitável evocar a figura de Manoel de Oliveira, mestre do cinema português. Tendo vivido até os 106 anos de idade, Oliveira foi um dos poucos artistas que viram as transformações socioculturais pelas quais o mundo passou ao longo do século XX e o momento inicial de sua produção coincide com o auge da revista presença em Portugal. A relação do cineasta com essa “Folha de Arte e Crítica” se estreita à medida que intensifica sua amizade com José Régio, um dos idealizadores do periódico. Régio apresenta ao jovem Oliveira as inovações estéticas propostas pela presença e a forma renovadora pela qual ela defendeu a divulgação do conceito de arte que denominou “Literatura Viva”. Assim, o movimento presencista e a estética que Manoel de Oliveira propõe desenvolver no cinema convergem para o mesmo propósito, especialmente no que concerne às questões relacionadas à originalidade de uma obra autêntica: uma arte sincera e atemporal, que expressa a essência da alma humana e as suas relações com o contexto da vida moderna.
Este livro, resultado de anos de pesquisa de doutorado, propõe um estudo da produção cinematográfica de Manoel de Oliveira, conduzindo o leitor em um passeio por sua obra fílmica e observando a influência que esta recebeu do presencismo português, detectável, sobretudo, na relação que ela estabelece com outras artes e, dentre elas, especialmente com a literatura.

 

Confira o sumário do livro

 

Sobre a autora:

Mariana Veiga Copertino é Doutora em Estudos Literários pela UNESP FCL/Ar, com o desenvolvimento da tese intitulada "Cinema e Literatura: Manoel de Oliveira, José Régio e o pensamento crítico da revista Presença". Realizou doutorado sanduíche na ESAP, no Porto, financiado pela Bolsa de Estudos e Cultura Portuguesa para Estrangeiros da Fundação Calouste Gulbenkian. Mestra também pelo PPG em Estudos Literários da UNESP, tendo desenvolvido a pesquisa "O cinema de Manoel de Oliveira: um caso singular", na área de Relações Intersemióticas. Bacharel e licenciada no curso de graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara, com dupla licenciatura em português e alemão. É pesquisadora participante do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC), da Unesp e do Grupo de Pesquisa "Colonialismo e Pós-Colonialismo em Português" (CPCP), da USP. Também é membro do Centro de Estudos Regianos (CER), de Vila do Conde e do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), no Porto. Atua em pesquisa sobre teatro, literatura, cinema e diálogos entre linguagens. É professora de Literatura e Língua Portuguesa.

 

 

 

 

 

 Número de páginas: 249
Edição: 1 (2022)
ISBN 978-65-88543-77-1

Formato: A 5 (14 X 21 cm)
Acabamento: Brochura
Tipo de papel: Offset 75g

 


 

 

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Editor: Flavio Felicio Botton
Supervisão Editorial: Fernanda Verdasca Botton
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